Informações


Curso: Formação para a Utilização da Medida de Independência Funcional MIF - (ONLINE EM TEMPO REAL)

Modalidade: Online ao Vivo
O curso nesta modalidade Online ao Vivo,  facilita para o aluno poder tirar dúvidas, interagir com o instrutor e trocar experiências com os demais alunos, como se tivesse em uma sala de aula presencial.

Data e Hora:

04/10/2022 - 19:30 às 21:30

06/10/2022 - 19:30 às 21:30

18/10/2022 - 19:30 às 21:30

20/10/2022 - 19:30 às 21:30


Carga Horária total: 18 horas total, sendo 12 horas de aulas síncronas e 6 h horas de atividades de fixação/prática.

 

INSCRIÇÕES INDIVIDUAIS


Mas antes de prosseguir, você conhece a MIF?

A Medida de Independência Funcional (MIF) é instrumento de avaliação funcional desenvolvido para quantificar a necessidade de ajuda dos pacientes adultos e idosos na execução das atividades de vida diária e auto-cuidado, ou seja, quantificar sua dependência ou independência funcional. Excelente ferramenta de avaliação funcional para teleatendimentos. É um instrumento padronizado reconhecido e utilizado no mundo inteiro, inclusive no Brasil, em qualquer serviço de saúde, criando uma linguagem comum entre o profissional da saúde e os da economia / gestão da saúde, entretanto, a garantia da validade dos resultados encontrados na aplicação do mesmo e dependente do treinamento específico para a sua aplicação.


Material didático: Serão disponibilizados aos participantes toda a referência bibliográfica utilizada na preparação do curso (digitalizados), e cópia impressa do manual de aplicação em português. Algumas das referências são em inglês. As aulas em Power Point também serão disponibilizadas aos alunos. A bibliografia fornecida pela instrutora será encaminhada aos participantes para que eles possam fazer leitura prévia.


Valor: R$650

Objetivo:
Conhecer os processos de desenvolvimento de um instrumento de avaliação funcional;
Discutir os fundamentos teóricos que dão sustentação a MIF;
Conhecer as propriedades de medida da MIF;
Discutir a validação do instrumento no Brasil, uso do instrumento, e outros aspectos éticos de sua utilização;
Compreender as possibilidades e limitações de uso da MIF;
Aprender a aplicar a MIF;
Discutir a utilização da MIF em projetos de pesquisa e em ambientes terapêuticos;
A relação MIF e CIF;
Avaliação do aprendizado (prova);
Discussão da prova e avaliação do curso;

Público Alvo:
Profissionais da Saúde e estudantes de cursos na área da saúde após segundo ano.

Temas Abordados:
1) Durante os encontros síncronos os alunos vão assistir a instrutora aplicando o instrumento em duas situações.

2) Após os dois primeiros encontros, e tendo estudado o manual, os participantes desse curso vão se filmar aplicando a MIF, no intervalo da primeira para a segunda semana do curso. Esse vídeo será colocado no drive do curso pelos participantes para que possam ser avaliados pela instrutora, e usados nos encontros seguintes para discussão e aprimoramento das estratégias de aplicação para ilustrar situações de interesse para toda a turma.

Os vídeos deverão ter boa qualidade de imagem e som, de forma que seja possível a instrutora ter clareza dos procedimentos registrados. Será fornecido modelo de termo de consentimento para os participantes usarem com seus clientes/pacientes que serão filmados.

Haverá testes de avaliação de aprendizagem no último encontro: um teste de múltipla escolha com o conteúdo teórico, e uma análise de um vídeo de aplicação do instrumento..

Os certificados só serão fornecidos a quem tiver 85% de presença nas aulas, enviar o vídeo e obter 70% de aproveitamento nos exercícios de avaliação de aprendizagem.


Instrutora: Dra. Maria de Mello
A Dra. Maria de Mello utiliza a MIF em ambientes terapêuticos e em pesquisa desde 1993, quando fez o Mestrado no local onde a MIF foi criada nos EUA. Ela treinou mais de 1500 profissionais no Brasil a utilizarem a MIF ao longo dos últimos 25 anos.

Dra. Maria Aparecida Ferreira de Mello (CV: http://lattes.cnpq.br/0191038377240881) Pós Doutora em Tecnologia Assistiva/University of Florida; Doutora em Ciências da Reabilitação UNIFESP; Mestre em Ciências da Reabilitação com ênfase em Tecnologia Assistiva/ SUNY at Buffalo; Especialista em “Seating and Posiitoning”; MBA em Economia da Saúde;